Todo o dia você interage com um produto que passou pelo processo da Imai Empresas
A IMAI
EMPRESAS
Consultoria Premium especialista em desenvolver e habilitar processos de alta performance para operações logísticas tanto em pequenas empresas de gestão familiar em processo de profissionalização quanto em grandes empresas com demandas de automação. Com dez anos de atuação no mercado, a Imai Empresas tem liderança no interior do país, agregando produtividade, competitividade, e reduzindo custos logísticos nas empresas atendidas. Presente ativamente em mais de oito estados, tem projetos concluídos no Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

Sediada no Rio de Janeiro e com escritórios de apoio em São Paulo e Goiânia, atua em todos os elos: do produtor ao varejista em diversas cadeias de abastecimento como a de Alimentos, Moda, Eletrônicos, Farmacêutica, Plástico, Laticínios, Linha Branca e Automotiva.

Premium por vocação

Ser atendido por nossos sócios-seniores é o que faz com que a Imai Empresas seja a preferida entre empresas líderes. Levamos nossa experiência para aplicar práticas de padrões globais de eficiência a custos de operação competitivos.

Transparência

Sempre conduzimos nossos clientes aos melhores investimentos em seus projetos. Por isso, assumimos um compromisso com transparência e imparcialidade não representando ou vendendo nenhum produto de terceiros.

Tecnologia de ponta

Dispomos dos mais avançados recursos tecnológicos e qualificação técnica de consultores para analisar os dados das operações logísticas, simular ambientes de operação e otimizar resultados. Com isso, entregamos mais do que conhecimento, entregamos precisão.

Membros da CSCMP – Council of Supply Chain
Management Professionals (USA)
Membro da mais importante associação de profissionais de Logística e Supply Chain desde 2015, a Imai Empresas dá um passo a caminho da internacionalização fazendo parte de um seleto grupo de empresas no Brasil a possuir tal distinção. A participação garante a participação em mesas de discussão com os mais renomados profissionais de logistica do mundo e orientações pelas melhores práticas globais (Best-In-Class) para cada cliente.

NOSSA
METODOLOGIA
Otimização do Uso dos Ativos Logísticos
Aferir, Avaliar e Melhorar
Nossos projetos de consultoria mapeiam o aproveitamento da capacidade produtiva de seus ativos logísticos – pessoas, equipamentos, materiais, processos e tempo,- mensurando perdas existentes em cada etapa da operação logística, em uma criteriosa auditoria no chão da operação, orientada sob a ótica e os princípios de eficiência do Lean Logistics (Logística ‘Enxuta’) e do TPM² (Total Performance Management).

O resultado desta auditoria de pré-diagnóstico permite que se enquadre a operação do cliente em um dos cinco Níveis de Performance Logística, classificados exclusivamente pela nossa metodologia, demonstrando para o cliente onde se situa a sua operação frente às melhores práticas globais, e quais oportunidades existem de elevar a sua competitividade logística.

O próximo passo é a criação de projetos de recuperação da sua capacidade produtiva, atuando precisamente onde há perdas, elevando consistentemente a performance de seus ativos logísticos e permitindo que a operação tenha mais produtividade com menos recursos e custos.

POR ONDE COMEÇAR
Avalie sua operação através de uma auditoria de Pré-Diagnóstico.
A partir desta auditoria, um relatório de projeto é criado apontando as oportunidades
de existentes em sua operação logística, detalhando o escopo do projeto, cronograma,
investimentos e valores. Solicite esse serviço preenchendo os campos abaixo.







SELECIONE
UM
SERVIÇO
  • HABILITAÇÃO DE MELHORES PRÁTICAS LOGISTICAS
  • ARQUITETURA E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS
  • ARQUITETURA DE PROCESSOS PARA IMPLANTAÇÃO DE WMS
  • HABILITAÇÃO E INDICADORES DE PERFORMANCE
  • OPERAÇÃO DE PADRÃO GLOBAL
  • PLANEJAMENTO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO
  • AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS LOGÍSTICOS
Habilitação de
Melhores Práticas
Logísticas
01

Existem parâmetros que estabelecem as melhores práticas em eficiência de processos para cada atividade em todos os segmentos de negócios. Esta compilação de premissas permite que a operação logística de sua empresa tenha os mesmos níveis de eficiência e produtividade com que operam as empresas mais competitivas do mundo, adequados ao seu porte e capacidade de investimento.

Buscar as Melhores Práticas Logísticas é dar um passo na direção certa.

A Imai Empresas ajuda a sua empresa a identificar processos onde há oportunidades de incremento de performance, aferir os ganhos em toda a cadeia com as melhorias aplicadas e o retorno financeiro dos esforços investidos na mudança.

Arquitetura e
otimização de processos
logísticos
02

Mais performance, menos custos.

Você já se perguntou quanto custa cada atividade realizada no seu Centro de Distribuição?
De acordo com as aferições de nossos diagnósticos recentes, 52% das atividades realizadas em um Centro de Distribuição não agregam qualquer valor ao produto movimentado, apenas custos.

Em muitas operações logísticas de Centros de Distribuição há um incontável número de processos que são realizados redundantemente ou que poderiam consumir menos tempo e recursos ou, simplesmente, deixar de existir sem prejuízos à operação. Muitos deles passam despercebidos sob os olhos dos gestores a todo momento.

A Imai Empresas te ajuda a identificar e substituir estes processos por processos mais eficientes, alinhados com as melhores práticas logísticas, que tornarão cada recurso mais produtivo, otimizando o uso dos seus ativos.

Arquitetura de processos
para implantação
de WMS
03

Eficiente, Rápida e sem Imprevistos

Os módulos WMS (Warehouse Management System), apesar de carregarem a mesma denominação, apresentam grande variedade de módulos e soluções distintas conforme o seu desenvolvedor. Isso faz com que a sua decisão de investimento seja uma grande questão na mesa de quem decide.

Uma aplicação adequada de WMS começa do entendimento de quais processos existem na operação do Centro de Distribuição e de que forma eles podem ou devem ser geridos. A partir daí a seleção da solução WMS se dá pela aderência a que ela tem aos processos do seu CD, e não o inverso.

A Imai Empresas tem conduzido projetos de implantação de WMS, tornando-os uma experiência de decisões acertadas e baixo impacto na transição da operação logística, assessorando na decisão de aquisição do módulo em indústrias, distribuidores, atacadistas e varejistas de diferentes segmentos.

Habilitação
de indicadores
de performance
04

Medir, Gerenciar e Melhorar

O conceito de Gestão da Performance ainda é pouco conhecido ou subaproveitado nas operações logísticas. Quando existem, os indicadores de desempenho são analisados sob a ótica estática, muitas vezes herdada das normativas da Qualidade.

Quando aplicados corretamente, uma carta balanceada de indicadores de performance permite aos colaboradores que visualizem seu desempenho individual, em tempo real, e sua performance comparada a de seus pares, promovendo uma saudável competição ao alcance das metas.
Aos gestores, possibilita gerenciar dinamicamente os processos, antecipando-se aos gargalos e ociosidades, e realizando o dimensionamento adequado de recursos e as oportunidades de otimizar a produtividade individual de cada colaborador ou recurso da operação, com informações atualizadas em tempo real.

A Imai Empresas têm cases consistentes de implantação de indicadores de performance, com aumento de mais de 50% na performance de processos, e elevação dos níveis de eficiência aos melhores padrões mundiais.

Operação de
padrão global

05

Já é excelente?
Então, seja Best-In-Class!

A excelência se alcança com pequenas melhoras todos os dias. Assim se dá a gestão através do método Kaizen(R), fundado e difundido por Masaaki Imai.

Para empresas com performance logística acima da média, que vivem continuamente em busca de incrementar resultados e aumentar sua competitividade, a Imai Empresas é a única consultoria capaz de levar a sua operação aos limites da excelência.
Para isso, é realizada uma auditoria de processos Best-In-Class, com análise crítica dos processos, posicionando sua operação em uma escala de excelência em cinco diferentes dimensões:

PLANEJAMENTO
ARMAZENAGEM
TRANSPORTE
COMPRAS
MÉTODO, CONHECIMENTO e TECNOLOGIA

O método de auditoria, baseado nas práticas adotadas pelas empresas-referência do Council of Supply Chain Management Professionals – CSCMP, é uma referência em competitividade e inovação em logística. A auditoria comparativa dos processos de sua empresa possibilitará a elaboração de um plano de incremento da performance orientado pelas atividades de sua operação que apresentam maior potencial de ganho. Um diagnóstico de ponta, essencial para embasar as diretrizes estratégicas da logística da sua empresa.
Planejamento de
centro de
distribuição
06

Mais Fluidez, Mais Capacidade, Menos Investimentos

Em média 40% dos custos logísticos de uma empresa estão na operação do Centro de Distribuição. Repense seu CD e reduza o alto impacto dos custos logísticos.

Um Centro de Distribuição não é apenas um galpão planejado por uma empreiteira ou construtora para armazenar de produtos, é uma operação produtiva que desempenha papel fundamental na competitividade do seu negócio. Centros de Distribuição devem ser planejados para otimizar a sua ocupação em m³ com produtos, dar fluidez em sua movimentação e assegurar os níveis de serviço desejados para a operação com o mínimo de recursos produtivos, criando uma operação Logística Enxuta.

O foco Imai Empresas é a utilização do Centro de Distribuição como unidade produtiva, visualizando o valor que cada atividade nele realizada agrega aos produtos movimentados, e estabelecendo indicadores de performance para assegurar custos competitivos nas mercadorias distribuídas, nos moldes adotados pelos Centros de Distribuição das empresas mais eficientes em logística do mundo.

Automação
de processos
logísticos
07

O Processo e a tecnologia adequada ao Menor Custo.

Automatizar sua operação com leitores, RFID, robôs, esteiras e outros, possibilita criar uma operação logística isenta de falhas, além de eliminar processos ineficientes de preenchimento e digitação de formulários, realização conferências, emissão de documentos fiscais e gerenciais, e outros.
Com base nos recursos de simulação computacional de última geração, a Imai Empresas tem realizado estudos técnicos de viabilidade de investimentos, entregando a seus clientes orientações precisas, resultados de simulação e especificações técnicas que o possibilitam tomar a decisão certa quanto à quais tecnologias e equipamentos serão adotados em seus investimentos em automação.13

Os principais projetos de automação envolvem:

Automação de Movimentação e Identificação de Produtos e Materiais
Habilitação de Tecnologias por Comando de Voz
Habilitação de Tecnologias RFID – Radio Frequency Identification
Implantação de Processos Robotizados

CLIENTES

CONTATO &
ENDEREÇO
Para assuntos Comerciais, fale diretamente com o Sr. Yassuo Imai Segundo,
Diretor de Projetos e Novos Negócios.
+55 24 981-154-078
negocios@imaiempresas.com

Para assuntos Administrativos ou outros assuntos, fale com a Sra. Rosa Almeida,
Secretária Administrativa.
+55 24 2251-5822
rosa.almeida@imaiempresas.com

Rua Maestro Costa Barros, 39, Sala 205,
Edifício Estela, Centro, Três Rios – RJ.
CEP 25805-090

Fale conosco através do telefone (24) 2251-5822,
ou deixe seus dados que entraremos em contato

Se inscreva abaixo e receba novidades sobre o meio,
dicas, vídeos de case, artigos e materiais
especiais para você assinante Imai.
© Todos os Direitos Reservados Imai Empresas Produzido por Mafagafo Studio, desenvolvido por Engit.